Dicas para viajar sozinha(o)

  Como meu primeiro post, resolvi fazer um compilado de informações que acho essenciais para quem quer se aventurar pelo mundo organizando sua própria viagem, sem pacotes de agências.
  Eu ainda não fui para tantos lugares quanto queria, mas desde os meus 15 anos que viajo sozinha. Meu primeiro destino foi Orlando/FL e na época fui com uma agência de turismo, peguei um certo trauma em fazer viagens por pacotes fechados depois dessa experiência. Após contratar a empresa turística e chegar nos EUA, nos trocaram de hotel para um de qualidade inferior sem avisar antes, falaram aqui que eu não podia dividir quarto me fazendo ficar com um quarto individual que é mais caro, e quando cheguei lá todos tinham quartos compartilhados...enfim, a viagem foi incrível, mas por conta desses obstáculos, desde então resolvo tudo sozinha, até mesmo vou para os locais sozinha, e é o que eu acho que todo mundo deveria fazer uma vez na vida: viajar só!



  Para planejar tudo, inicialmente é necessário ver a sua própria disponibilidade ou reservar uma época para fazê-lo mesmo que você não tenha 100% de certeza do que vai ser sua vida até a data, você deve se planejar para essa viagem, organizar e realizar suas tarefas/trabalhos tudo antecipado.  

  Posteriormente, ver até a data da viagem onde você quer e pode ir com o seu orçamento, e o quanto você terá que poupar para comprar passagens, hospedagem e gastos necessários. Lembrando que as passagens são mais baratas (quando não em promoção) compradas meses com antecedência. Há raras vezes que se consegue comprar dias antes com um preço promocional, então não conte com isso. Mais abaixo informarei sites em que se é possível parcelar no cartão de crédito, mas só o faça se há uma certeza que conseguirá pagar mais adiante para não se endividar.

  Para buscar passagens áereas eu utilizo muito o Viajanet, por experiência de sempre sair mais em conta, mas sempre bom pesquisar em vários sites como Decolar, MaxMilhas, SkyScanner, 123milhas

  Para passagens rodoviárias já comprei no ClickBus, mas também há o Voude Bus e Decolar
  
  Eu nunca utilizei caronas para viajar, mas para quem tem interesse, é o meio que normalmente sai mais barato e para isso há empresas como a BláBláCar

  Para escolher a hospedagem eu sempre separo antes um mapa do lugar que irei e já assinalo tudo o que quero fazer e tento ver por preço e localidade qual o hotel, hostel ou casa devo alugar para me locomover e gastar menos em transportes, tentando fazer tudo a pé e gastando menos com isso. Há vezes que não dá economicamente para ver algo perto de onde quero, então vejo se há linhas de metro e ônibus perto, para eu poder me locomover com segurança.

Os sites que costumo buscar são:
Para hotéis – Trivago, Booking
Para hostel – HostelWorld
Para casas – Airbnb
Para acampar: MaCamp

  Às vezes o Hotel Urbano tem umas promoções boas de hospedagens também e até alguns pacotes incluindo transporte junto. E sempre bom ver o AirBnb porque tem casas, quartos e apartamentos incríveis para alugar que vale muito mais a pena o preço em ter um espaço todo seu comparado com uma estadia em um hotel de mesmo valor.

  Para saber dos melhores locais da região, onde ir, o que visitar, pontos turísticos e etc, o TripAdvisor é o melhor para isso em minha opinião, e quando você colabora com o site contando sobre os locais que já visitou, você ganha pontos Multiplus que podem ser trocados por milhas.

  E uma ferramenta para separar os locais para ir e visitar é o Google Maps, nele você pode colocar tudo o que achar necessário e deixar salvo. Em 2017 auxiliei minha amiga Fernanda com alguns pontos do Chile em que achava importante ela visitar e acrescentei em seu mapa: 

  Depois de já ter onde ir e ficar, começo a planejar a Locomoção lá, iniciando com a saída do aeroporto/rodoviária. Ao chegar, o mais comum seria pedir um táxi até a hospedagem, porém acho isso um gasto de dinheiro que pode ser economizado. Busque antes se há UBER onde você irá, no Chile por exemplo até a última vez que fui, não estava permitida a entrada de UBERS no aeroporto, por conta da briga entre motoristas de aplicativo com taxistas. Então cheque isso antes de ir, busque notícias sobre. Para a Argentina o mesmo ocorreu, só Cabify era permitido na área do aeroporto. Normalmente sempre há a opção de ir de ônibus e descer próximo ou descer em uma estação de metrô e se locomover até a hospedagem. Há aeroportos com trens, metros perto mas disso não sei dizer sobre pois nunca tive essa experiência ainda.

  Após ver toda essa questão de transportes do local, pesquise o valor e como funciona, há ônibus por exemplo que não aceitam dinheiro, só aceitam o Cartão de Transporte (aka nosso bilhete único). Há trens que precisam comprar a passagem somente horas antes e por aí em diante...é necessário buscar tudo para não perder tanto tempo com questões que poderiam ter sido resolvidas antes e melhor aproveitar o local.

  Outra coisa importante para quem for viajar para fora: CAMBIO, onde vale mais apena trocar o dinheiro? Vale a pena levar em dólar e trocar no local? Devo trocar algo antes de viajar?
  Muitas questões dessas já passaram em minha cabecinha e ainda estou aprendendo mas o que posso dizer de experiência é: não troque dinheiro no aeroporto, não sei se vale para todos os aeroportos mas todos os que fui cobravam uma taxa absurda.
  Se você for viajar para países que tem como moeda euro, dólar, libra...troque antes, porque o real nesses locais costuma valer muito menos que trocando ele aqui. Em países que possuem pesos ou soles por exemplo, que são consideradas moedas “”fracas”” para o mercado, vale mais a pena levar o seu dinheiro em dólar e comprar a moeda no local, para isso busque casas de câmbio próximo a sua hospedagem e tente cambiar o menos possível no aeroporto, se puder busque quais as melhores casas de cambio de lá, sempre tem algum blog dizendo, aqui futuramente direi dos locais que fui!!

  Nunca me importei de fazer Seguro Viagem até deslocar o dedinho do pé no Chile hahahaha!!! Impossível né? Também achava, e por conta de não ter um seguro viagem eu acabei perdendo uma semana para tentar me recuperar sozinha. Então abiguinhos, considerem muito isso na viagem de vocês, há empresas como a Porto Seguro e a Allianz que já me recomendaram. Recentemente minha amiga Júlia me avisou desse benefício oferecido para os que tem cartão MasterCard Platinum e me disse que o cartão Nubank dela era com essa bandeira, quando fui ver o meu cartão da mesma emissora, vi que era MasterCard Gold, entrei em contato com a Nubank e pedi para trocarem para o Platinum, me disseram que iriam avaliar minha situação e depois de uns meses recebi em casa meu cartão MasterCard Platinum sem qualquer anuidade! (Valeu Nubank

  Última coisa, pois sei que esse primeiro post ficou enorme porém bem explicado, queria dizer para os que querem viajar para o exteruos que anotem, guardem no celular, todos os Números de Emergência (polícia, bombeiros, embaixada brasileira...) porque nunca se sabe quando será necessário uma ajuda. 

 Espero que tenham gostado das dicas e quem tiver algo a mais para acrescentar, mande nos comentários ou por email! Futuramente falarei sobre os melhores horários, dias e época para comprar passagens, além de como utilizar e juntar milhas! 


Instagram

Dandelion. Theme by STS.