Inverno em Santiago

  Em Santiago, as temporada de esqui vão desde maio até meados de setembro, como estamos nos aproximando da alta temporada, vou mostrar alguns lugares que podem ser visitados para quem quer se aventurar em alguns esportes ou quer somente ver e conhecer a neve!  

Cordilheira dos Andes(Foto: Arquivo Pessoal)






Estrada subindo a Cordilheira dos Andes (Foto: Link)

  

maioria das pessoas que vão para o Chile vão principalmente para conhecer a Cordilheira dos Andes e toda a beleza branquinha e geladinha que tem para nos oferecer. O que muitos não sabem é que para chegar até o alto dessa cordilheira, é necessário passar por uma estrada SUPER tortuosa e perigosa, e para isso indico ir com empresas que já são aptas e confiáveis para fazer esse percurso. Uma empresa que indico é a SkiTotal, foi com ela que em 2014 pela primeira vez conheci a Cordilheira e foi tudo super tranquilo, eles fornecem transporte e também alugam roupas para neve. O pacote que comprei na época era só para conhecer o Valle Nevado e o Parque Farellones e me custou na época C$20.000 (aproximadamente R$100). Lá há outros pacotes para quem quer passar o dia esquiando ou conhecendo outros lugares por lá. 
  Na região metropolitana de Santiago, existem quatro estações de esquis: Valle Nevado, El Colorado, La Parva e Parque de Farellones. 

Valle Nevado (Foto: Link) - El Colorado (Foto: Link) - Parque Farellones (Foto: Link) - La Parva (Foto: Link)






Valle Nevado:  É a maior estação de ski da América Latina, e das quatro, é a que se encontra numa maior altitude. Lá há um hotel e um restaurante chamado Bajo Cero, ainda não tive oportunidade de conhecer nenhum dos dois, principalmente pelos preços serem mais salgados. O Valle Nevado é exclusivo apenas para esportes na neve como snowboard e esqui. Se você quer aprender, lá é possível comprar alguns passes para iniciantes onde um guia te orientará. 

El Colorado:  Estação somente para esqui e snowboard. Lá também há a possiblidade de ter aulas com instrutores. Há hotéis e restaurantes. 

La Parva: Outra opção de estação de esqui e snowboard, a diferença desse local é que há tanto hotéis como casas para alugar. Os preços podem ser mais altos que dos anteriores. 

Parque Farellones: Farellones é o que conheci melhor e foi I-N-C-R-Í-V-E-L, é muito divertido! Tem mais opções de atividades na neve como trenós, boias em um escorregador gigante, ciclismo na neve, etc... Lá também há esqui e snowboard porém de menor tamanho, mais voltado para os que querem aprender. Para os que estão há um tempo praticando, os lugares citados anteriormente proporcionam uma melhor estrutura e experiência para estes esportes. Esse parque tem muitas opções para crianças também! Tem um espaço gigante para montar bonecos de neve! Claro que tentei fazer um junto com meu namorado e o resultado está aí abaixo. 

Parque Farellones (Foto: Arquivo Pessoal)
Parque Farellones (Foto: Arquivo Pessoal)

Parque Farellones (Foto: Arquivo Pessoal)
                                    Expectativa X Realidade (Foto: Arquivo Pessoal)
  Um pouco mais distante da região há o Ski Lagunillas, Ski Portillo e o Chapa Verde. Ainda não conheço esses mas assim que tiver boas informações sobre, atualizo aqui! Mas é bom saber que existem mais opções próximas a Santiago para a programação do seu roteiro.

Ski Lagunillas (Foto: Link) - Ski Portillo (Foto: Link) - Chapa Verde (Foto: Link)


 Fiz um mapa para ficar mais explicativo o local que fica cada estação, as mais próximas coloquei em vermelho e as mais distantes em roxo, o link para o mapa pode ser acessado aqui.

Mapa : Link





  Para os que não querem ir a parques, ainda na cordilheira há o Cajon del Maipo, que fica há mais ou menos duas horas de Santiago,  caso não queira ver uma empresa que faça esse translado, é recomendável ir em um carro 4x4 em todas essas estradas para a cordilheira por conta das pistas. Em todo caminho há neve e até alguns lugares que as pessoas costumam parar para brincar e fazer bonecos de neve, mas o que chama a atenção mesmo desse local é o Embalse El Yeso, um lago represado que fica em um vale de montanhas e proporciona um cenário incrível! 

Embalse El Yeso (Foto: Link)








  No dia em que fui conhecer, havia nevado um dia antes e por conta disso as estradas estavam interditadas, mas isso não nos impediu de aproveitar a viagem e conhecer parte da comuna San José de Maipo! 

Caminho para o Cajón del Maipo (Foto: Arquivo Pessoal)


Você quer brincar na neve? (Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)
  Os preços podem variar de estação para estação e principalmente se é alta ou baixa temporada, todos os sites estão linkados acima e você pode entrar e conferir quanto está saindo o transporte, aluguel de roupas, entradas e aulas. Se você quer economizar, aconselho levar um lanchinho pois não há muitos restaurantes na redondeza, o que acaba tornando-os mais caros. Qualquer dúvida podem comentar aqui embaixo ou mandar um e-mail para dandelion.contatos@gmail.com que tento ajudar no que for possível! 

Instagram

Dandelion. Theme by STS.