a crise econômica e a nostalgia #Diary03



    Temas e estéticas dos anos 90 andam muito em alta ultimamente, na moda, no design, na web...e comecei a associar com o momento atual  (de desespero) que vivemos. Não lembro onde nem quando ao certo li sobre isso, mas é muito nítido perceber esse movimento saudosista por aí. O que eu lembro de ter lido é que em momentos de crise, onde a administração governamental está péssima, desemprego em alta e jovens sem perspectivas para o futuro, as pessoas encontram um certo "conforto" em coisas do passado, onde tudo parecia ser melhor. 

    Acho que por sermos tão reféns do audiovisual, esse sentimento se reproduz em muito do que consumimos. Alguns artistas até tentaram resgatar na musicalidade essa vibe retrô como foi o caso do pop de Dua Lipa, Lady Gaga e alguns artistas mais independentes por ai. Até jogos pixeladinhos voltaram a ter uma certa relevância nas plataformas. As pochetes, o chinelinho rider, o tie dye...são tudo influências que os jovens-adultos de hoje, tiveram na sua infância/adolescência. 

    Ao procurar onde tinha lido sobre essa associação entre nostalgia e crise capitalista, encontrei esse artigo que foi traduzido (com alguns errinhos, mas ainda assim compreensível) da VICE ES que fala exatamente sobre essa busca pelo passado, pois o presente está uma desgraça e o futuro é aterrorizante. → LEIA AQUI - eles fazem uma boa elucidação sobre esse tema, incluso sobre os perigos do saudosismo na política e a seguir deixarei um trechinho:  

Como Mark Fisher escreveu em Os Fantasmas da Minha Vida: “Não é como se não tivesse acontecido nada no período em que o lento cancelamento do futuro começou. Pelo contrário, esses trinta anos foram um tempo de mudanças massivas e dramáticas. ”

Vimos como todas as nossas expectativas, herdadas da geração anterior, foram destruídas. Assistimos à desintegração das fronteiras entre lazer e trabalho e, com a Internet, ao nascimento de um mundo totalmente novo no âmbito das comunicações. Vimos como as fontes tradicionais de autoridade e conhecimento - meios de comunicação a uso, mas também as universidades - foram cada vez mais renegadas a segundo plano e como até as relações interpessoais foram sendo moldadas e precarizadas à mercê do sistema neoliberal.


    O que eu acho incrível em estudar economia é como todo o sistema reflete no que fazemos, consumimos e somos, cada movimento nosso tem um porquê e às vezes nem paramos pra refletir sobre, e se tem algo que eu gosto de fazer é refletir e aliás, se alguém souber de mais textos sobre isso, peço por gentileza que me recomende. ♡

    Acho que sobre esse assunto é só isso que queria trazer aqui, aesthetic 90's e vaporwave tão cada vez mais em alta, a gente curte, a gente posta mas tem toda uma explicaçãozinha por trás disso. 

Beijos, fiquem bem e #FreeBritney kkk


Instagram

Dandelion. Theme by STS.