Ao procurar onde tinha lido sobre essa associação entre nostalgia e crise capitalista, encontrei esse artigo que foi traduzido (com alguns errinhos, mas ainda assim compreensível) da VICE ES que fala exatamente sobre essa busca pelo passado, pois o presente está uma desgraça e o futuro é aterrorizante. → LEIA AQUI - eles fazem uma boa elucidação sobre esse tema, incluso sobre os perigos do saudosismo na política e a seguir deixarei um trechinho:
O que eu acho incrível em estudar economia é como todo o sistema reflete no que fazemos, consumimos e somos, cada movimento nosso tem um porquê e às vezes nem paramos pra refletir sobre, e se tem algo que eu gosto de fazer é refletir e aliás, se alguém souber de mais textos sobre isso, peço por gentileza que me recomende. ♡Como Mark Fisher escreveu em Os Fantasmas da Minha Vida: “Não é como se não tivesse acontecido nada no período em que o lento cancelamento do futuro começou. Pelo contrário, esses trinta anos foram um tempo de mudanças massivas e dramáticas. ”
Vimos como todas as nossas expectativas, herdadas da geração anterior, foram destruídas. Assistimos à desintegração das fronteiras entre lazer e trabalho e, com a Internet, ao nascimento de um mundo totalmente novo no âmbito das comunicações. Vimos como as fontes tradicionais de autoridade e conhecimento - meios de comunicação a uso, mas também as universidades - foram cada vez mais renegadas a segundo plano e como até as relações interpessoais foram sendo moldadas e precarizadas à mercê do sistema neoliberal.
Acho que sobre esse assunto é só isso que queria trazer aqui, aesthetic 90's e vaporwave tão cada vez mais em alta, a gente curte, a gente posta mas tem toda uma explicaçãozinha por trás disso.
Beijos, fiquem bem e #FreeBritney kkk