Alerta extremo: misantropi4 #diary19




Dia 20 de junho, por volta das 01h50 da madrugada, estou em um bar me despedindo de uma amiga que foi até lá me parabenizar pelos meus 34 anos quando, de repente, nossos celulares começam a tocar freneticamente com um alerta máximo de segurança da Defesa Civil com a palavra "misantropi4". De imediato, a Isa, minha amiga, me explica o que é e, achando estranho, vai ao Google confirmar o significado da palavra. Ela estava certa.

Voltei para o bar, e todo mundo rindo daquilo e pensando: "Os ETs vão vir, gente, até que enfim". E, bom, desde então isso meio que desencadeou uma cascata de pensamentos sobre a segurança, minha relação e tudo o que envolve a internet.

Você já parou para pensar como seria sua vida sem internet? Não o pacato pensamento bucólico no meio do mato, tomando um café e vendo o sol nascer. Realmente, o que você seria ou perderia se, do nada, o acesso à internet pelas grandes empresas fosse realmente cortado? A primeira coisa que eu pensei foi: meu Deus, meu dinheiro em um banco digital!

É absurdo, mas somos tão escravos de um mundo digital criado por um grupo de bilionários que, às vezes, nem nos damos conta. Apesar de muitos autores e pesquisadores já terem alertado e refletido sobre esse tema, eu mesma, pensando na minha situação, nunca tinha parado para pensar sobre minhas próprias ações nesse sentido (até um hacker carioca me mandar mensagem de madrugada e alugar um triplex na minha cabeça). Se, do nada, seu provedor de internet parasse, seu 5G fosse cortado...o que você perderia? Se suas redes sociais e e-mails fossem cancelados, do que você se arrependeria de não ter fisicamente? Fotos? Contatos? Trabalhos? Pesquisas? Como seriam seus dias sem internet? 

É muito surreal perceber que a minha geração é a última que cresceu sem a dependência total dessa tecnologia, que a viu nascer e nos dominar por completo, a tal ponto de confiarmos 100% nela e nem questionarmos o que perderíamos se ela simplesmente desaparecesse, o quanto de nós mesmos também desapareceria? Novamente, aponto a minha dependência a um banco digital que até possui um cartão, mas que funciona quando a maquininha tem sinal. E se nada tiver sinal? Ninguém mais anda com cédulas de dinheiro. E minhas fotos? Mais de 20 anos de memórias armazenadas pela Meta. O que me é importante que eu deixo nas mãos de homens bilionários? (Além do meu tempo e minha saúde mental).

Você é precavido nesse sentido?

Perturbações da insônia

Instagram

Dandelion. Theme by STS.